O que Ester nos ensina?

Projeto:  PALAVRA QUE NOS TRANSFORMA


Olá, meninas!!! Enfim apareceu a margarida!!! hahhaa... estive o dia inteiro dividida entre o trabalho e muitas leituras, para poder conversar um pouquinho com vocês sobre uma das mulheres mais admiráveis da bíblia, a Ester.


Como já havia comentado na fanpage, resolvi levar o Pitacos para além da beleza externa de uma mulher cristã. Quero junto de vocês, crescer também em espiritualidade, meditar na Palavra de Deus. Confesso que sou muuuuuito falha na leitura da bíblia e estou até receosa, e por isso eu digo que cresceremos juntos, pois será de grande edificação para mim trazer reflexões aqui toda semana! Já peço perdão caso venha a falhar em alguma coisa, e adoraria que vocês me corrigissem, dessem opiniões, que interagissem comigo através de comentários, e-mail ou mesmo na fanpage!

Pensei em publicar toda segunda-feira, afinal, nada melhor que começar a semana meditando nas coisas de Deus!

O que Ester nos ensina?

(...)e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam. (Ester 2:15)


E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti. (Ester 2:17)


O que será que tinha em Ester, que encantava a todos? Afinal, durante 12 meses ela recebeu os mesmos tratamentos de beleza que muitas outras mulheres. Será que era apenas a mais bela esteticamente? 

Ester foi uma jovem obediente a Mardoqueu, um primo que a tomou por sua filha, pois era órfã: "(...)porque Ester cumpria o mandado de Mardoqueu, como quando a criara" (Ester 2:20). Mais a frente ela se mostra uma mulher virtuosa, voltada a Deus em jejum e oração: "Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci." (Ester 4:16). Com toda certeza, estes eram valores cultivados desde a sua mocidade.

Lendo o livro de Ester e outra fonte que citarei abaixo, pude entender que nosso tempo de mocidade é o momento de nos voltarmos aos ensinamentos de nossos pais, sermos obedientes e buscar se consagrar a Deus. Com esta virtude adquirida com jejum e oração, ela conseguiu levar seu casamento com sabedoria, sabendo agir no momento certo e sempre com a certeza de que Deus seria com ela e seu povo.  "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (...)" (Provérbios 9:10). 

Com estes valores, Ester se tornou uma mulher de interior belo, e esta beleza certamente transparecia em seu rosto, o que encantou o Rei, além de sua beleza física. Tem uma frase que amo, pois diz muito sobre a beleza interior de uma mulher e "casa" perfeitamente com este exemplo:

A mulher cujo interior é belo, é jóia rara, deixa transparecer, através da sua vida, um brilho raro que é visto por todas as pessoas. É algo que vem do seu interior e é mostrado no exterior.

Esta é a verdadeira beleza. É a beleza que encanta, que nos honra. Devemos cuidar do nosso exterior, sim! Pois também é uma forma de testemunhar nossa vida em Cristo. Mas em primeiro plano, buscar a perfeição em Deus. 

Espero que tenham gostado do texto. Me perdoem por não ter muita propriedade e talvez não saber o fundamento de muita coisa. Mas tentando acertar, já estamos acertando! 

Aguardo os comentários de vocês!

Além do Livro de Ester, li o artigo: Tornando-se Ester, por Paul e Charo Washer, AQUI!

Bêjú da Juh e até a próxima! <3
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Muito bom Ju!! Parabéns pela iniciativa!! É como sempre digo: Querer ser bela é inseparável do ser feminino. Qual mulher não deseja se sentir linda? Mas estamos vivendo um tempo onde o mundo se preocupa com a aparência, onde padrões de beleza tem frustrado muitas mulheres. O que devemos lembrar sempre é que somos obra-prima de Deus. Temos que cuidar desse projeto lindo que Deus criou! E assim como Ester, temos nossos momentos de tratamento externo, mas temos que cuidar do nosso interior e de nossa espiritualidade durante toda nossa vida, desde nossa mocidade!! Para adquirirmos a beleza do caráter cristão que é uma qualidade incorruptível.

    Obs.: Acho que falei demais.... hahaha

    Beijooooo....

    www.virtuosasipub.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reeeeê! Deus abençoe pelo comentário. Não falou muito, nada! Acrescentou o texto! Te admiro muito! <3

      Excluir
  2. Oiiiii , Amiga adorei o Post . Muiiito bom mesmo , não se desculpe nós como qualquer Servo
    estamos aqui para aprender . Gosto muiiito desse livro , afinal ouvi falar de Ester por 9 meses rsrs , foi dai que surgiu a palavra feita carne aqui em casa rs, o nosso Mardoqueu .
    A palavra de Deus é perfeita e ainda que possamos ler tds os dias Ela continua um mistério . pq creio demais que a letra mata e o espirito vivifica . Quantas vezes ouvimos a mesma palavra com exortações diferentes , isso me encanta e a cada dia fico mais feliz em Servir esse Deus grandioso .
    Ameii seu testo amiga e quero muiiito acompanhar essa tag .

    Cheruuuu meu <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiii, Nanna.. quero saber mais sobre isso agora! hahaha... Deus abençoe pelo carinho! <3

      Excluir
  3. Muito bom,o texto!e de fato,podemos cuidar da aparência,porém precisamos reconhecer que como servas e filhas de Deus,devemos transmitir isso na modéstia ao vestir."Nosso corpo é o templo do Espírito Santo"(1 Co 6:19).É preciso cuidar,primeiramente, do crescimento espiritual.Sendo jovens virtuosas,nós convidamos indiretamente as demais pessoas à prática do bem.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! Ficarei muito feliz! =D